Nossa história



A Videosfera Audiovisual, produtora de conteúdos de ciência, tecnologia e meio-ambiente foi idealizada em 2005 por Marcos Orlando de Oliveira, um roteirista, diretor e produtor de documentários. Nesta época praticamente não existiam empresas do ramo audiovisual especializadas em temas técnicos e científicos. A Videosfera surgiu focada em assuntos como agropecuária, agroindústria, jardinagem, paisagismo, turismo, meio ambiente, gestão de negócios e empreendedorismo.
Em 2007 a empresa foi contratada pelo CPT (Centro de Produções Técnicas) para elaborar uma série de videocursos de formação continuada para professores. O trabalho no primeiro deles, Musicalização Infantil, sobre sensibilização musical na educação infantil, motivou uma contínua e crescente atuação na nova área.
Entre os anos 2005 e 2008, a Videosfera produziu documentários para o Museu de História Natural de Karlsruhe/Alemanha (Staatliches Museum für Naturkunde – Karlsruhe), abordando as pesquisas desta Instituição nos trópicos. Elaborados para exibição na sala de projeção do Museu, acabaram sendo apresentados nas TVs Prometheus de Baden-Württemberg e ARD 1Plus e foram adquiridos pelo Landesmedienzentrum LMZ (Centro de Mídias de Baden-Württempberg) para distribuição em escolas.
Em 2016, a Videosfera foi contratada para desenvolver um novo formato de videoaulas para disciplinas de Ensino a Distância (EAD) do ensino superior. Desde então, quatro disciplinas foram concluídas e outras duas estão em produção.
Em 2017, teve início o projeto Ciência na Tela, com o objetivo produzir documentários e programas educacionais mapeados pelo currículo para os Ensinos Fundamental e Médio. O formato foi desenvolvido neste mesmo ano e em 2018 teve início a produção da coleção.

Marcos Orlando de Oliveira - Videosfera Audiovisual
Sou um Engenheiro Florestal que mudou de ramo e acabou Pós-graduado em Cinema. Sou roteirista, produtor e diretor de documentários, vídeo-aulas e filmes educacionais de divulgação científica, tecnológica e de treinamento. Fui Diretor Geral de Produção do CPT – Centro de Produções Técnicas (https://www.cpt.com.br/) por 17 anos, quando coordenei 23 profissionais nas áreas de pesquisa, direção, produção, filmagem, edição, computação gráfica e sonoplastia. Neste período também roteirizei e dirigi cerca de 120 documentários, videoaulas e videocursos sobre temas como agropecuária, agroindústria, jardinagem e paisagismo, turismo, meio ambiente, gestão de negócios e empreendedorismo, uma experiência incrível de contato com o conhecimento.
Em 2005 criei a Videosfera Audiovisual, produtora de conteúdos voltada exclusivamente para o segmento de ciência, tecnologia e meio-ambiente. Pouco depois, quando trabalhei em uma série de videocursos de formação continuada para professores, percebi a incrível carência no Brasil desse tipo de material. A coleção de vídeos que fizemos tornou-se campeã de vendas do CPT. Quando realizei documentários para o Museu de História Natural de Karlsruhe/Alemanha (Staatliches Museum für Naturkunde), fiquei impressionado com o intenso e competente uso dado aos audiovisuais na educação básica da Alemanha, o que não existia no Brasil. Motivado por estas experiências, em 2011 elaborei um livro interativo com vídeos intitulado Mídias na Educação em co-autoria com o professor da Universidade Federal de Viçosa, Per Christian Braathen, um norueguês que é PhD em Ensino de Ciências.
Estas experiências me fizeram perceber que faltava oferecer conteúdo audiovisual educativo ao maior dos públicos: os alunos da educação básica. Este foi o ponto de partida para produção da série Ciência na Tela, a criação da PaideiaPlay, plataforma de curadoria e compartilhamento de vídeos educacionais online para escolas da Educação Básica, e do Blog Vídeo e Aprendizagem, para difusão das técnicas e estratégias de inserção de conteúdos audiovisuais na educação.







Na minha carreira, enquanto produzia meus filmes, estudei e testemunhei fenômenos, conheci lugares e pessoas e investiguei fatos científicos, dentro e fora do Brasil. Descobri que o vídeo é um meio poderoso para explicar conceitos, capturar e reter a atenção e incentivar a imaginação. Um vídeo pode levar o espectador a qualquer lugar do Brasil e do mundo, a qualquer hora, instantaneamente. Pode fazer dele testemunha de um fenômeno ou de um experimento científico. Torna concreta a informação abstrata. Dá forma à informação verbal. Ajuda a sistematizar o conhecimento. Envolve e motiva.